Como eu sei que estou tendo uma crise de ansiedade?
No ataque de ansiedade, o corpo entra em estado de alerta, provocando uma descarga anormal de hormônios, incluindo noradrenalina e adrenalina. Assim, o medo toma conta do indivíduo e alguns sintomas físicos e psicológicos aparecem, envolvendo insegurança e inquietude.
A crise de ansiedade pode ser interpretada como uma briga contra você mesmo. Embora você procure harmonizar os seus pensamentos, as sensações e pensamentos negativos tomam conta do estado emocional perturbado. Para responder melhor a pergunta “como sei que estou tendo um ataque de ansiedade?”, entenda melhor sobre ela:
Clinicamente, a ansiedade é uma doença denominada por Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Devido ao estilo de vida moderno — que deixa as pessoas cada vez mais imediatistas e aceleradas — a ansiedade é muito presente neste século.
Geralmente, essa doença é caracterizada pela angústia e sofrimento que podem derivar de algo que ainda não aconteceu ou de uma situação já vivida.
Enquanto a ansiedade é um sentimento normal, com o sentimento de quem vive no futuro, necessário para que tenhamos uma vida plena e produtiva, no transtorno de ansiedade esse sentimento se torna paralisante, impedindo a pessoa de sair de um ciclo de frustrações sem ajuda profissional.
O psiquiatra é o médico especialista em transtornos mentais e que pode tratar a ansiedade e todos os transtornos relacionados a ela. Esse profissional, além de ter formação em medicina, realiza residência mínima de 3 anos na área de transtornos mentais.
No entanto, qualquer médico pode reconhecer sinais do transtorno em exames de rotina ou queixas do paciente. Somente o médico psiquiatra pode diagnosticar se a sua ansiedade é fruto de algum outro transtorno mental oriundo de algum evento ou condição específica, se está em um nível dentro do aceitável ou se você sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG. A Crise de Ansiedade gera diversos sintomas físicos e males para a pessoa acometida tais como:
ANSIEDADE – SINTOMAS FÍSICOS
- inquietação
- irritabilidade
- dificuldade para dormir
- cansaço
- taquicardia (chegando a ser confundida com infarto)
- suor excessivo
- nervosismo
- medo
Além da Ansiedade Generalizada existem outros tipos de ansiedade conhecidos:
Síndrome do pânico
O que é Síndrome do pânico ou Crise de pânico?
Se refere a uma ansiedade intensa e repentina que causa medo, perda de controle e muita apreensão. Os sintomas físicos de uma crise de pânico e atinge níveis elevados que incluem: falta de ar, palpitações, sudorese, sensação de morte, etc. Crises de pânico recorrentes podem levar uma pessoa a evitar sair de casa.
Agorafobia
O que é Agorafobia?
Esse transtorno de ansiedade é caracterizado pelo medo e ansiedade em locais que a pessoa considera como inseguro. O episódio gera agonia e sintomas de tremedeira no indivíduo.
Ansiedade pós-trauma
O que é Ansiedade pós-trauma?
Esse transtorno de ansiedade está associado a situações traumáticas do passado de uma pessoa, como acidentes, perda de pessoas próximas ou situações de maiores dificuldades.
Durante as crises, podem surgir sintomas como: falta de ar, taquicardia, sudorese e sensação de medo constante.
Ansiedade social
O que é Ansiedade social?
A ansiedade muito intensa causada por situações sociais como falar em público. Pessoas com ansiedade social têm geralmente medo ou pânico de falar em público ou para muitas pessoas, mesmo que às vezes para um pequeno grupo, sentindo grande sensação de angústia e desconforto.
O que causa o ataque de ansiedade?
- estresse diário;
- pressão sob si mesmo;
- divórcio;
- abuso, violência e assédio moral;
- morte de um ente querido;
- mudança de emprego, escola ou até mesmo de cidade ou país;
- efeito colateral de medicamentos e substâncias, como drogas, álcool, cafeína e nicotina;
- excesso de açúcar nos alimentos e bebidas, além de outros ingredientes do cardápio;
- problemas financeiros e desemprego;
- relacionamento difícil com o parceiro, membro da família e amigos.